A CIBERDEFESA PESSOAL COMO FORMA DE COMBATE AOS ATAQUES DE RANSOMWARE
o perigo
Os ataques ransomware estão cada vez mais frequentes e direcionados. Esse tipo de ataque, “sequestra” os dados do dispositivo infectado e “pede” um resgate, normalmente em criptoativo. E caso não seja pago dentro do prazo estipulado, os dados ficarão inacessíveis.
como minimizar
Em 2017 o WannaCry fez muitas organizações públicas e privadas chorarem, literalmente. Pois de uma forma quase qua massiva, impactou na violação da segurança, da paz, da normalidade dos serviços Estatais.
O impacto foi tão grande que vários serviços públicos ficaram indisponíveis e empresas privadas tiveram prejuízos enormes. Então como se minimizar o risco desse mal(ware)? Capacitação!
A capacitação de equipes, voltadas para a ciberdefesa pessoal é o que pode promover uma maior eficiência na segurança em organizações. Mas ao falar de ciberdefesa, muitos imaginam que há procedimentos técnicos e burocráticos. Não! Não é assim!
Assim como a autodefesa, a ciberdefesa pessoal busca apresentar as pessoas, condutas simples para minimizar os riscos de ciberameaças, como o ataque por ransomware.
onde ficar de olho
A principal porta de entrada de um ransomware é a caixa de email. O correio eletrônico nem sempre chega limpo, é comum recebermos correspondências desconhecidas, ou de conhecidos inesperados. A recomendação é: não abra emails de desconhecidos e confirme correspondências inesperadas. Resumindo, só abra emails de conhecidos e que esteja aguardando. Ainda assim esteja com o seu sistema operacional e um antivírus de renome, atualizados.
por que ficar atento?
O ataque de Ransomware está sendo levado tão a sério que os “EUA vão tratar ataques de ransomware com rigor similar ao do terrorismo. Ataques de ransomware se tornaram tão sofisticados e perigosos que causam preocupação até para o governo dos Estados Unidos. Não é por acaso que o Departamento de Justiça do país (DoJ, na sigla em inglês) decidiu tratar o assunto com mais seriedade: ações do tipo serão analisadas com rigor próximo ao direcionado a ataques terroristas.”
A pergunta é o seguinte?
Vai se proteger ou vai abrir a porta para o ransomware entrar?
snr sistemas & proteção de dados
Desde 1981 a SNR Sistemas busca criar políticas e melhores práticas dentro da empresa para melhorar a segurança interna, contudo além disso, nós fornecemos capacitação para nossos clientes, dicas, concelhos e melhores práticas para ser implementado de forma prática no cartório. Confira também nossas redes sociais e veja você mesmo!
Conheça mais sobre nosso sistema de automação cartorária clicando aqui.